A ALEGRIA NA ESCOLA

Todos nós já passamos pela escola, ou ainda frequentados uma não é mesmo?
Nesse espaço de coletividade e diferenças, acontece de tudo: conflitos, embates,indisciplina, dificuldades, etc...
já se identificaram?
Sim, escola é o lugar de maior complexidade numa sociedade.
Nesse texto/reflexão quero abordar o tema Alegria 😀💗
O que traz de fato alegria na Escola? Alguns (não muitos 😎) alunos dizem que preferiam ficar dormindo, outros que deveriam brincar mais, ouve-se de tudo e, realmente, se pararmos para pensar, é um lugar em que o aluno não escolhe com quem vai conviver, não escolhe o que vai estudar, as vezes não escolhe nem o lugar onde se sentar 😆 , como pode ter alegria?
George Snyders, um educador francês escreveu um livro (1988) sobre essa temática e é a partir  dele que vou apresentar alguns pontos; para esse autor a alegria se dá pelo ENCONTRO, pelo APRENDER, CONHECER, CONVIVER!
Nós do Colégio em concordância com Snyders, acreditamos que (H)á  Alegria na escola, mas essa, não é um mero divertimento, descomprometimento e muito menos um distanciamento da realidade e seus problemas. Essa Alegria (com A maiúsculo) é a Alegria de Compreender, de Sentir, Descobrir a Natureza e poder decodificá-la e com ela se conectar, de romper com as inseguranças e incertezas, buscar a plenitude, seja nas Artes, nas Técnicas, nas Ciências, etc.
A Alegria que esse autor defende, e que também compartilhamos, é a busca da Originalidade, da Criatividade, da Auto Superação e Crescimento constante da Potencialidade de cada aluno.
É poder ter o Direito de Humanizar-se.
Ao prover esse movimento, a escola promove no aluno a Alegria que o Forma e Transforma 💗
É, para que o aluno tenha essa Alegria na escola, para que esta seja significativa e tenha significado o Estar ali, que buscamos criar um ambiente que acolha essa geração a qual espera que suas indagações sejam respondidas, suas diferenças sejam aceitas e seus desafios superados, que o Colégio trabalha.
A promoção de uma atmosfera de mútua Aprendizagem,  do Respeito, da Empatia é nossa maior missão desde 1992.
Você pode estar pensando, como se dá isso? Como é feita a gestão desse projeto que também busca garantir  Alegria?
Afirmo que para alcançar essa Alegria na Escola, não deixamos de lado aquilo que dá Razão de nossa existência -  a responsabilidade social, a estrutura, a organização, o rigor acadêmico, a presença do obrigatório, a destacada importância ao processo AVALIATIVO, enfim a preparação para o Futuro.
 Isso implica levar o aluno a entender o enfrentamento de suas dificuldades, a realização de exercícios, de esforços que levam a auto disciplina, a prática diária de estudos,  bem como, a preparação planejada e mediação  dos professores como um processo necessário que resultará na tão citada \"Alegria Essencial\" que é a aquisição de Habilidades e Competências, sendo essas que levará o alunado a Ser tudo aquilo que deseja Ser.
É dessa satisfação em APRENDER A APRENDER, APRENDER A SER, APRENDER A FAZER É APRENDER A CONVIVER  que o aluno encontra no dia a dia,  que surgirá a Alegria!
A escola como um ambiente que dá  atenção ao que se Aprende e ao que se Vivencia faz com que este seja talvez, o único espaço que lá no íntimo de cada um, tenha um lugar especial e seja fator de agradecimento e secreta Alegria.

texto de Edneuma Oliveira Andrade de Jesus baseado no artigo de: Roberto Muniz Barretto de Carvalho.