COMO APRENDE QUEM ENSINA?

Eis uma questão curiosa, não é mesmo? Ela permeia o pensamento de todas as famílias que buscam um espaço educativo, com intuito de oferecer o melhor para seu(a) filho(a). A temática é pertinente, pois a escola é o lugar em que os pais sabem que podem confiar a partilha da formação da criança/adolescente.

Então... Como aprende quem ensina!?

Aprende basicamente da mesma forma que as crianças, com curiosidade, criatividade e paixão. Dentro do processo formativo do educador, preza-se por dois componentes essenciais a sua atuação e prática, que são: RESPONSABILIDADE e ÉTICA. A apropriação dessas duas palavras, bem como de sua vivência, é o que habilita um professor a lecionar.

Responsabilidade pela função e papel que desempenha na vida dos educandos, e ética porque é o que faz com que o aluno acredite - no sentido de crença e também de dar crédito - que a relação de ensino-aprendizagem está condizente com o que o docente \"prega\" ou seja, se \"vive o que fala\".

Sim, os alunos fazem essa leitura muito bem, são eles quem nas suas carteiras diariamente recebem esses professores e com eles aprendem, como igualmente ensinam, numa constante e contínua troca de saberes.

Nosso colégio cuida para que esse processo seja o mais dedicado possível, no compromisso que temos por missão: oferecer um trabalho educativo excelente a toda comunidade.

Assim, há um investimento contínuo na formação de nossa equipe, ora com orientações diárias, ora com workshops, oficinas, congressos, investimentos em cursos, enfim, são inúmeros os meios pelos quais adotamos para nos manter sempre em posição de APRENDENTE e numa postura de \"aprendiz permanente\".

Fato que resultará numa comunidade escolar VIVA e, também, ATIVA nos desafios que a EDUCAÇÃO impõe.

A efeito de dados, só neste mês de maio, nossos docentes participaram (e, participarão) de:

Palestra de Segurança e Saúde (Primeiros Socorros); Capacitação do Sistema de Ensino Dom Bosco, by PEARSON sob temática de “Aprendizagem Ativa”; Complementação dos Recursos Digitais e Capacitação da PLATAFORMA ELEVA, bem como estiveram no último sábado na capital para participar de um dos mais expressivos CONGRESSOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - o ICLOC (Instituto Lourenço Castanho) em sua 11° edição das PRATICAS EM SALA DE AULA, o qual apresentaram mais de 10 trabalhos desenvolvidos em nossos tão afortunados PROJETOS. Já a equipe de Gestão ao mesmo tempo que ensina e provê tudo que é necessário para essa tarefa, representará o nosso trabalho no Rio de Janeiro no CONGRESSO SOCIO EMOCIONAL L.I.V. - Laboratório Inteligência de Vida, no início de Junho.

Ufaa! Bastante atividade, não é? Nossa agenda é sempre recheada! Não pense que nos contentamos com os cursos e capacitações, pois também estamos imersos em pesquisa - ação sobre as OD\'S - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Tudo isso, para que você, família, perceba a relevância da nossa visão e valores no que se refere ao APRENDER, quer seja por parte do aluno, quer seja por parte do professor.

Uma escola sólida em sua história, que conta com uma equipe comprometida e consciente de seu papel nessa geração, gerando um dia-a-dia envolvente, num ambiente acolhedor e vibrante, totalmente voltado para um só objetivo: dar a seu filho uma educação contextualizada e plena em significado.

Texto da Coordenadora Geral do Colégio Ethos/Mundo Encantado: Edneuma Oliveira