FELICIDADANIA

Certa vez li: escola é lugar de aprender e aprender é coisa séria!

Será então que a escola é e deve ser, lugar de rigor, rigidez, regras, castigos e repleto de adultos carrancudos? A imaginação traz a existência um ambiente sem cores, sem sorrisos, sem alegria.

A verdade é que a Escola como Instituição Tradicional, na linha do tempo já se apresentou de várias formas, inclusive como esse sombrio lugar.

Sabe-se hoje em dia, sobretudo ACREDITAMOS muito e DEFENDEMOS, que a ESCOLA É LUGAR DE ALEGRIA, de pertença, de novos aprendizados, de descobertas, de amizade, de desenvolvimento, de felicidade. A dinâmica e a vida pulsantes diariamente no ambiente escolar trazem tanta esperança para o presente e em direção ao futuro, que o educar torna-se alegre expressão desse ato profissional e amoroso de doação, talento e trocas contínuas.

A seriedade, compromisso e competência com que desempenhamos nosso ofício, seguem juntamente com a alegria que se deve ter por estar na escola, por isso regras, organização e seriedade ao desempenhar o fazer educacional, não se opõem à alegria, mas sim, se complementam. Paulo Freire afirma que,

\"É falso também tomar como inconciliáveis seriedade docente e alegria, como se a alegria fosse inimiga da rigoridade. Pelo contrário, quanto mais metodicamente rigoroso me torno na minha busca e na minha docência, tanto mais alegre me sinto e esperançoso também. A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria\" (FREIRE, 2004, p. 142).

Desse modo, a educação com felicidade e para a cidadania, dão origem a um modo único de aprender com alegria, com vista na formação integral, exercer e viver a FELICIDADANIA!

Um educação transformadora mescla e equilibra a tradição com inovação, seriedade com euforia, regras com paixão, organização com espontaneidade, rotina com alegria.

Formamos cidadãos para o futuro, para agir com consciência, com coração e muita felicidadania. Nossas paredes são coloridas, sempre recebemos o alunado com um largo sorriso e bastante acolhida, pois assim acreditamos e vemos aqui florescer a vida todos os dias.
Nossa Escola, nosso Mundo Encantado.
Venha, pois aqui é lugar de gente feliz!

Texto de Sabrina Gatti | vice-diretora