loader loader

Notícia

Fique ligado em tudo que acontece no Colégio Mundo Encantado - Ethos

BEM-VINDOS AO ETHOSSISTEMA!

BEM-VINDOS AO ETHOSSISTEMA!

Aqui nós acreditamos que o fazer parte é fundamental nos processos de aprendizagem, gostamos de ampliar o sentido de pertencimento de todos que convivem conosco, desenvolvendo práticas que potencializam nosso pertencimento em comunidade. Uma dessas práticas é prezar pelo  ambiente, como orienta Lima:

Para qualquer ser vivo, o espaço é vital, não apenas para a sobrevivência, mas, sobretudo para o seu desenvolvimento. Para o ser humano, o espaço, além de ser um elemento potencialmente mensurável, é o lugar de reconhecimento de si e dos outros, porque é no espaço que ele se movimenta, realiza atividades e estabelece relações sociais (LIMA, 1995,p. 187).

Desenvolvemos um ambiente propício, estimulante, que desperta nos seus habitantes o desejo, a curiosidade o pertencimento e também o inacabamento, como afirma Paulo Freire:

É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados. Não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis, mas a consciência de sua inconclusão é que gerou sua educabilidade (FREIRE, 1996, p. 57).

Fazer parte de uma comunidade é também reconhecer nossa incompletude, como salienta Trombeta e Trombeta (2015, p. 221):           

A concepção antropológica de Freire é marcada pela ideia de que o ser humano é um ser inacabado; não é uma realidade pronta, estática, fechada. Somos um ser por fazer--se;  um  ser  no  mundo  e com  os  outros  envolvidos  num  processo  contínuo  de desenvolvimento  intelectual,  moral,  afetivo.   Somos seres insatisfeitos com o que já conquistamos. Estamos sempre nos fazendo, refazendo, começando, recomeçando. O humano não é, ele se conquista, faz-se por meio de suas ações no mundo, na história. Em cada ponto de nossa vida, não somos ainda tudo o que poderíamos ser e o que ainda poderemos vir a ser. Para nós, seres humanos, o processo de conquista de nossa humanidade nunca está pronto. Nenhum humano é jamais tudo que pode ser. Há sempre mais a saber, a amar e a fazer. O humano jamais acaba de tornar-se humano.

Nesse sentido buscando fortalecer a identidade do nosso colégio, nós atrelamos o ambiente à nossa temática anual que está pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), projeto desenvolvido e apoiado  pela Organização das nações unidas (ONU), que tem como meta proporcionar até 2030 uma sociedade muito mais sustentável, consciente e transformadora.

Acreditando no ambiente como agente transformador a escola completa os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável transformando-se na coluna que torna possível a conexão entre o conhecimento e realidade. Sinta-se à vontade para explorar todo nosso espaço e descobrir um mundo vivo e sustentável.

João Marcelo Oliveira Hansser


BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 53 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

LIMA, M. W. S. Arquitetura e educação. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

TROMBETA, Sergio; TROMBETA, Luis Carlo. Inacabamento. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; 

ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. São Paulo: Autêntica, 2015.

Image