loader loader

Fique ligado em tudo que acontece no Colégio Mundo Encantado - Ethos

EDUCAR PARA SER

É certo que os dias atuais exigem demanda diferente, se comparada há 10, 20 anos atrás. Os tempos mudaram e diga-se de passagem, mudaram e têm mudado muito rapidamente. Há um mundo tecnológico cada vez mais iminente, a disseminação do robótico, avanço da inteligência artificial e a propagação da era digital, que altera o modo de se ver o mundo, de interagir com o(a) outro(a) e inclusive modifica a forma e a velocidade com que se aprende.

O conteúdo educacional e a identidade da Instituição de Ensino hoje, precisa ser contextualizado, necessita atender a demanda de seu tempo, para assim, assegurar sua relevância e seu valor. O prestigiado sociólogo Zygmunt Bauman atribui ao nosso tempo o “mundo líquido”, onde há fluidez, desfragmentação e a busca por “ancoras” como fixação, em meios às abruptas mudanças.

Diante disso, em meio a maquinas e transições, mais do que nunca os valores humanos são necessários. As habilidades técnicas possuem seu indiscutível valor na composição do Projeto Pedagógico, mas, nos dias atuais, é imprescindível que o desenvolvimento das habilidades técnicas esteja atrelado ao desenvolvimento das habilidades comportamentais e das habilidades humanas. Esse será um grande diferencial para o futuro próximo e justamente nesse sentido é que as máquinas não serão capazes de ocupar a função humana.

A escola do futuro, precisa atuar no presente, se preocupando em trabalhar de modo integral cada indivíduo. O jargão formar as “melhores cabeças” ou “desenvolver os melhores cérebros”, é irrelevante nesse contexto, pois, mais do que nunca faz-se fundamental desenvolver por completo o ser humano, através de experiências significativas, onde os(as) estudantes sejam protagonista da própria aprendizagem, engajados(as), envolvidos(as), encantados(as) e por isso, cada novo saber faça sentido no dia-a-dia.

No ano de 2019, bem como em 2018, o tema anual de trabalho de nossa escola tem sido a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, com 17 objetivos estabelecidos para o desenvolvimento sustentável global – ODS. A escolha e designação desse tema se dá em função da preocupação em formar cidadãos do século XXI. O cidadão do futuro precisa ser educado hoje a pensar o desenvolvimento de modo humano, socialmente justo, economicamente viável, culturalmente aceito e ecologicamente sustentável.

Ao longo do período letivo cada turma escolhe uma temática dentro dos 17 ODS e diversos projetos são desenvolvidos, visando conectar o conteúdo que se espera trabalhar com a turma dentro da matriz curricular prevista a cada ciclo e visando desenvolver essas habilidades do século XXI, tais como: proatividade, comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e perseverança.

A amostragem de todo trabalho pedagógico proposto, culmina numa incrível Feira de Ciência - FECIME, que nossa escola promove uma vez ao ano. Convidamos as famílias parceiras a conferir todos os projetos, vivências, práticas e conteúdo abordado. Nesse dia os pais aprendem com os(as) filhos(as) e mais uma troca nessa maravilhosa jornada do aprendizado, acontece, afinal de contas, todo o processo educativo é composto por saberes, momentos, lembranças, pela construção de cada memória repleta de significado, afeto e paixão.

Essa é a razão de buscarmos um trabalho integral, excelente e completamente pedagógico, com isso também fortalecemos os laços, somamos em parceria, desenvolvemos mais que o cognitivo, desenvolvemos também competências comportamentais, habilidades humanas, inteligência emocional, para tornar o SER cada vez mais HUMANO, mais amoroso, mais empático, mais respeitoso, disposto e comprometido em fazer em seu tempo, um mundo melhor. Isso é educar mente e coração, isso é EDUCAR PARA SER.

Texto de Sabrina Gatti - vice-diretora